Como pastorear em tempos de isolamento social

Com o avanço da pandemia do coronavírus, deparamo-nos com uma situação inimaginável: a suspensão dos cultos e reuniões, para evitar a propagação da doença. O isolamento social está sendo recomendado, mas sabemos que se os números de infectados continuarem aumentando, será obrigatório. Como pastor, é muito importante que você se organize para continuar cuidando do rebanho, mesmo à distância:

1 – Priorize sua vida devocional. Você terá de estar alimentado para alimentar a fé dos outros. Ver as notícias é importante, mas cuidado para não gastar tanto tempo nisso de forma que não haja tempo com Deus e sua fé fique abalada.

2- As visitas não poderão ser presenciais neste período. Então, liste os membros de sua igreja e organize sua rotina para manter contato com todos. Mesmo aqueles que não estavam atravessando problemas específicos, agora estão também assustados e precisam de seu apoio pastoral. Aproveite esses contatos para orar com eles.

3 – Dê especial atenção aos irmãos que atuam na área da saúde, pois estão extremamente preocupados, diante de tantos riscos

4 – Não se esqueça de contatar os irmãos da terceira idade, um dos grupos de risco. Talvez seja para este público o maior sofrimento pelo fechamento dos templos. Explique que podemos não estar congregando, mas a igreja de Cristo continua ativa! Talvez alguns não tenham whatsapp, mas dê um telefonema, vai fazer toda a diferença.

5 – Permita que as pessoas falem do que estão sentindo. Estamos vivendo algo estranhamente novo e é natural que todos estejam confusos e temerosos.  Diga sim palavras de fé e ânimo, mas sem deixar de abrir espaço para que as pessoas falem do que estão vivenciando.

6 – Mesmo que sua IAP não possa fazer a transmissão do culto online, você pode gravar vídeos devocionais para enviar a eles. Pode também utilizar as plataformas disponíveis e agendar um horário para que todos tenham juntos um momento de reflexão e oração. Por exemplo: https://hangouts.google.com/ ou https://zoom.us/

 

A Organização Mundial da Saúde alertou aos países: “testem, testem, testem.”  Nós, como cristãos, dizemos: “orem, orem, orem.”

Últimas notícias

Downloads

Versão Digital

vin_aplictaivo_250px

ATENÇÃO: A forma de distribuição do conteúdo das Lições Bíblicas em formato digital mudou. Leia o AVISO para mais informações.

logo