Dicas da lição 13 “Deus é truculento no Antigo Testamento?”

Downloads

Dicas da lição 13 “Deus é truculento no Antigo Testamento?”

 

Para ajudar em uma aula mais participativa, as “Dicas da Lição” trazem como sugestão, a dica de um VÍDEO, a dinâmica “Expressão Exata” e um artigo para ampliação do tema. Confira o conteúdo abaixo:

 

Dica UM | Vídeo “DEUS MUDOU DO ANTIGO PRO NOVO TESTAMENTO?”

            Para ajudar na explicação dos itens 1 e 2 da lição, “Um Deus de amor” e “Um Deus de justiça”, respectivamente, compartilhe com sua classe o seguinte vídeo: “DEUS MUDOU DO ANTIGO PRO NOVO TESTAMENTO?” do canal “Teologueiros”. Nele, há uma explicação de pouco mais de 5 minutos, que sintetiza com vários exemplos bíblicos, tanto a justiça como o amor do Senhor, manifestado em toda a Bíblia.

            Veja o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=t8U6AZJM69s.

 

Dica dois | dinâmica expressão exata

A dinâmica “Expressão Exata” ajuda na explicação do tópico 1, nos parágrafos finais, sobre o Deus do Antigo Testamento ser o Pai de Jesus.

Execução: Comece a dinâmica lendo Hb 1:1-3, e ao final explique que não há mudança no ser divino, nos dois testamentos bíblicos.

Material: Imprima a imagem abaixo, com um desenho do rosto de Cristo, e mostre a sua classe. Durante ou após a explicação do tópico 1, anote sobre o papel, os atributos que são vistos no Deus do Antigo Testamento, e apresentados em Jesus, no Novo Testamento.

Moral da história: Jesus considerou o Deus do AT seu Pai, então, suas características e atributos são vistas no Filho e enaltecidas por Ele.

Observação: Se preferir imprima várias imagens para a dinâmica, distribua canetas, e peça que ao final de um tempo de três minutos, seus alunos anotem os atributos de Deus em Jesus, como explicado acima.

 

Dica Três | Artigo: teologia de Deus e o genocídio cananeu

Como leitura de apoio ao conteúdo da lição 13, o estudo sugere no “Desafio apologético”, o artigo “A teologia de Deus e o genocídio cananeu”, de Walter C. Kaiser Jr. O teólogo especialista no Antigo Testamento, escreve como compreender que “…quando Josué entrava em Canaã com os israelitas, [recebeu uma ordem divina] de exterminar da face da terra todos os homens, mulheres e crianças pertencentes às sete ou oito nações cananeias presentes na terra.”

Leia o artigo completo aqui: https://tuporem.org.br/a-teologia-de-deus-e-o-genocidio-cananeu/.

 

Como utilizar o artigo: 1. Mande antecipadamente o artigo a seus alunos. Peça que leiam e marquem as frases e os pontos principais, e os esclarecimentos que trouxeram a eles; 2. Incentive a leitura do artigo, como crescimento na compreensão da Bíblia; 3. Peça que compartilhem o artigo, para que mais pessoas entendam de maneira correta o episódio do genocídio dos cananeus.

Título: DINâMICA EXPRESSãO EXATA

Arquivo: dinâmica-expressão-exata.pdf

Tipo: PDF

Tamanho: 988,07 Kb

Clique para Download

Últimas notícias

Downloads

Versão Digital

vin_aplictaivo_250px

ATENÇÃO: A forma de distribuição do conteúdo das Lições Bíblicas em formato digital mudou. Leia o AVISO para mais informações.

logo