Transformai-vos pela live

Técnica boa com conteúdo ruim não engana ninguém

Romanos 12:2 é um texto bem conhecido nosso. Em seu núcleo, o apóstolo Paulo nos provoca, nos alerta, nos indica um item que não pode faltar em nosso ministério: “… transformai-vos pela renovação do vosso entendimento…”. Sei que a maioria já fez sua particular exegese neste texto, de tão famoso e conhecido. Mas me concedam uma licença poética sobre o mesmo.

O apóstolo não sabia nada a respeito da pandemia que se abateria sobre o mundo em 2020, muito menos como seria atual e urgente para os nossos dias as suas palavras à igreja de Roma. Uma das marcas destes tempos de isolamento e distanciamento social sem dúvida são as lives. Entraram em nossas igrejas e ministérios sem pedir licença, apenas entraram, se instalaram e uma nova realidade foi posta na mesa.

Alguns já renovaram, alguns resistem em renovar e outros estão no meio do processo. O fato é que a renovação do entendimento sobre a importância de uma transmissão bem feita, minimamente aceitável, convenceu a maioria de nós.

Mas não nos enganemos: técnica boa com conteúdo ruim não engana ninguém. Você pode ter boa imagem, bom som, mas se o conteúdo for ruim a audiência vai embora zapear em outras lives.

Lado bom. Se conseguirmos equilibrar boa técnica com bom conteúdo, teremos marcado um golaço. O resultado pode ser verificado pelos testemunhos de muita gente que está sendo alcançada, gente que jamais viria em nossos templos, mas que estão permitindo nossa entrada em suas casas.

Alguns já se sentem parte da comunidade que conheceram virtualmente.
Lado ruim. Se o equilíbrio não for conseguido, o risco de perder boa parte da membresia é real, pois em casa, as pessoas estão degustando outras opções além daquelas a que estavam acostumadas a cada sábado, domingo, quarta… Aí, a recuperação do público, do ânimo, da motivação, da fidelidade, do compromisso, pode vir a ser um trabalho monumental e ingrato.

Minha sugestão? Abrace Romanos 12:2 com todas as suas forças, talentos, vocações. Reúna sua liderança e se abra para ouvir sugestões. Pese tudo na balança da Palavra, absorva o que for bom, rejeite o que não tiver a ver e permita-se a renovação do seu entendimento. Não se conforme. É urgente que continuemos, como igreja, a oferecer nosso culto vivo, santo e agradável a Deus no presencial, mas, mais do que nunca, também no on line.

Pr. Edmilson Mendes é responsável pela IAP pela IAP do Parque, em Campinas (SP) e atua no Ministério de Vida Pastoral – Geral.

Últimas notícias

Downloads

Versão Digital

vin_aplictaivo_250px

ATENÇÃO: A forma de distribuição do conteúdo das Lições Bíblicas em formato digital mudou. Leia o AVISO para mais informações.

logo